Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia Internacional da Eliminação da Descriminação Racial - 21 de Março

A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, comprovada pelo Brasil, diz que:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, económico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública".
Grandes lutadores pelos direitos humanos e frases célebres:
-Martin Luther King Jr. - "Todos os homens são iguais".
-Malcolm X - "Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos. Lutamos por direitos humanos."
-Nelson Mandela - "A luta é minha vida".

Carla Marques Nº4 7ºA
Micaela Santos Nº16 7ºA

Dia Mundial da Meteorologia

No dia 23 de Março celebra-se o dia Mundial da Meteorologia. A Meteorologia consiste na parte da Física que trata dos fenómenos atmosféricos e das suas leis, especialmente com vista à previsão do tempo. Este dia comemora a entrada em vigor, em 1950 na Convenção. A meteorologia vem da palavra "meteoro" que significa "aquilo que flutua no ar". Basicamente é a ciência que estuda todos os fenómenos (factos, acontecimentos) da atmosfera da terra. O objectivo principal desta ciência é a previsão do estado do tempo que é, muitas vezes, bastante importante para a vida de todos nós.

Cátia Jesus 8ºB

Dia do Livro Português

Comemora-se no dia 26 de Março.
Este dia comemora-se por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores.
Em 1497 foi impresso no Porto, o primeiro livro totalmente escrito em Português. Foi impresso e produzido pelo impressor português, Rodrigo Álvares. O livro tinha como nome: Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto.
A importância de um livro é indispensável à vida de um estudante. Ao longo dos séculos, o livro representa várias funções, com destaque primário para a evolução do saber e do ser da Humanidade, como grande veículo promotor da cultura, da educação, da ciência e de uma verdadeira e autêntica democratização.
Gosto muito de ler, aconselho o livro que estou a ler aos meus colegas. Chama-se “ O Segredo das gémeas” e foi escrito por Elisabetta Gmone













Mónica Raquel Correia Cruz, 7ºA nº18


sexta-feira, 11 de março de 2011

Sismo no Japão

            Hoje, dia 11 de Março de 2011, às 6 horas da manhã, hora de Lisboa, aconteceu um sismo na região de Tóquio, Japão.
            Cerca de nove horas depois do primeiro abalo, a polícia japonesa contabilizou, pelo menos, 288 mortos e 349 desaparecidos. O sismo, de magnitude 8,9, obrigou o Governo a declarar estado de emergência nuclear.
            As Nações Unidas "farão tudo o que for possível" para ajudar o Japão, depois do sismo devastador, informou esta tarde em conferência de imprensa o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que anunciou estarem já de prevenção 30 equipas internacionais para prestar assistência no Japão.
Ban Ki-moon adiantou que a ONU vai contactar "o departamento de coordenação humanitário" e que fará "tudo para mobilizar a assistência humanitária". Já antes, a organização tinha anunciado ter preparado para enviar ajuda às equipas de socorro japonesas no terreno. "Trinta e cinco equipas internacionais de busca e salvamento estão em estado de alerta, a acompanhar a situação, e estão prontas para ajudar o Japão se for necessário", declarou à AFP Elisabeth Byrs, a porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU.
A população japonesa conta também com a ajuda dos EUA, da União Europeia, França, Rússia e o Reino Unido coloca equipas à disposição.
Por último, não esquecer que um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante. Quando este fenómeno acontece no fundo oceânico pode ocorrer um tsunami.

Trabalho elaborado por:

Cátia Jesus Nº8 8ºB
Rute Marques Nº16 8ºB