Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia Europeu dos Vizinhos

              O Dia Europeu do Vizinho nasceu num bairro de Paris em 1990. Foi criado por Atanase Périfan e um grupo de amigos que criaram a associação “Amigos de Paris” para aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento. Nove anos depois já conseguiam mobilizar 800 pessoas.
            Celebra-se no dia 26 de Maio e em 2007 cerca de 22 países da Europa comemoraram o evento em simultâneo.
            Nas cidades existem prédios muito altos com muitos vizinhos e que ninguém se conhece e não se falam. Ao contrário das pequenas aldeias que têm poucas pessoas e que se conhecem uns aos outros.
            Os vizinhos são importantes. Conhecermos os nossos vizinhos pode ser muito importante porque se se derem bem connosco e no caso de se dar uma catástrofe natural ou em situação de emergência podermos contar com eles. Por isso é importante ter uma boa vizinhança e sermos simpáticos uns para os outros.


Trabalho elaborado por:

Rute Marques 8ºB e Andreia Veloso 8ºA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dia Internacional das Telecomunicações

No passado dia 17 de Maio, comemorou-se o dia internacional das telecomunicações.
Por definição, telecomunicação é uma forma de estender o alcance normal da comunicação. Tele em grego significa "distância" e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum".
Tudo começou com o telégrafo e evoluiu até à popularização da Internet. A rede mundial de computadores, que fez do planeta um lugar sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe. Hoje, o mundo é visto como uma “Aldeia Global”, conceito este criado pelo sociólogo canadense Marshall McLuhan.
Hoje em dia as distâncias não são vistas em quilómetros (distância absoluta), mas sim em termos de distâncias relativas.

       

Realizado por:
-Carla Marques
-Micaela Santos

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Visita de Estudo a Aveiro


No passado dia 5 de Maio os alunos do 8.º Ano da nossa escola deslocaram-se à região de Aveiro para visitar o Navio Museu Santo André e a Fábrica de Porcelanas Vista Alegre.
Acompanhados pelos professores de Geografia (Josér Sousa), de Educação Visual (Rosário Nunes) e de Educação Física (Teresa Simões), os alunos tiveram oportunidade de efectuar visitas guiadas aos locais em apreço e assim recolher informações que complementaram alguns estudos efectuadas nas aulas.
Durante o almoço ainda houve tempo de visitar o Forum Aveiro. Esta jornada que decorreu com grande entusiasmo e camaradagem estando já programada nova visita de estudo para o próximo ano.

Visita de Estudo a Coimbra



No passado dia 27 de Abril, os alunos do 7.º A da nossa escola realizaram uma visita de estudo a Coimbra, na companhia dos professores de Geografia (José Sousa), História (Pedro Fidalgo), Língua Portuguesa (Idálio Loureiro) e EMRC (Luísa Afonso).
Nesta deslocação, os alunos tiveram oportunidade de visitar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (na imagem) e o Exploratório Infante D. Henrique.
Para além das aprendizagens efectuadas, a visita serviu também para conviver fora do contexto de sala de aula.
Para o ano há mais!