Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia da África


Hoje comemora-se o Dia do Continente Africano! Como tal, decidimos fazer um texto para recordar que é neste continente que existem os países menos desenvolvidos do mundo e que precisam do apoio dos países mais “ricos”.
A África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilómetros quadrados, cobrindo 20.3% da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de mil milhões de pessoas que representam cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes.
 Inclui ainda territórios que pertencem a outros continentes, como as ilhas canárias que pertencem a Espanha.
Os Países que fazem parte do continente africano são:
 Angola, Argélia, Botsuana, Camarões, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Zimbábue, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade, Congo, Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, Togo, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Sudão, Sudão do Sul, Tunísia, Burundi, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia, e Uganda.


Trabalho realizado por:
- Carlota Santos, n.º1, 8.ºA
- Rita Ferreira, n.º10, 8.ºA

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Feira do Empreendedorismo em Oliveira do Hospital


Em Oliveira do Hospital, entre 7 e 11 de maio realizou-se uma feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo, no Largo Ribeiro do Amaral, destinada, em especial, aos estudantes e aos desempregados. Esta feira tem como objetivo o contato com o setor empresarial e com entidades formativas que poderão abrir expetativas formativas e profissionais, apoiando a sua introdução laboral e a sua qualificação.

Perante esta iniciativa, a nossa escola decidiu participar, pois era uma excelente oportunidade para os alunos do nono ano de escolaridade.

Deste modo, hoje as duas turmas do 9ºAno foram visitar esta feira, onde também estavam representadas diversas escolas divulgando os seus cursos, quer ao nível de prosseguimento de estudos e cursos profissionais.

Foi uma visita interessente que nos permitiu ter uma ideia da oferta formativa da Região.

Trabalho elaborado por:
Patrícia Correia, n.º9, 9.ºA

Dia Europeu do Melanoma



No próximo dia 13 de Maio de 2012, assinala-se o Dia Europeu do Melanoma.
Vamos falar um pouco sobre esta doença e as precauções que devemos ter para a evitar.
O que é o Melanoma maligno?
Melanoma maligno é o tipo de cancro de pele com pior prognóstico. É um tumor altamente maligno nos seus estágios avançados, devido à sua elevada probabilidade de sofrer metástases e se disseminar para outros órgãos.
Onde se origina o Melanoma maligno?
O melanoma maligno origina-se dos melanócitos, as células que produzem o pigmento melanina que dá cor à pele. O melanoma é mais comum na pele mas pode surgir também raramente em outros epitélios, como no olho, nas mucosas do esófago, vagina e outros órgãos do enfermo.
Onde são diagnosticados a maior parte dos Melanomas?
A maior parte dos melanomas diagnosticados é superficial, restrito à epiderme ou à junção dermo-epidérmica (camadas externas da pele) e não costuma ser metastático. Em estágios mais avançados, pode crescer para camadas mais profundas e para os lados. Com o aprofundamento do melanoma, há maior probabilidade de que as células do melanoma sejam metastatizadas (ou seja, caminhem para outros órgãos do corpo). As metástases mais comuns do melanoma são para o fígado, linfonodos e cérebro.
Quais as precauções que devemos tomar?

·         Evite a exposição ao sol das 10:00h às 16:00h.Use roupas e chapéu para se proteger do sol.

·          Não utilize câmaras de UV para se bronzear.

·         Proteja as crianças.

·         Não use protetor solar em crianças abaixo de 6 meses. Estas devem ter exposição solar limitada.
Faça autoexame regular da pele, usando espelhos e procure médico caso apareça ferida que não cicatriza, mancha escura ou nódulo na pele duradouros, ou alterações em pintas já existentes (aumento, modificação da cor, prurido, sangramento).


Trabalho realizado por:
-Carlota Santos, n.º1, 8.ºA
- Rita Ferreira, n.º1, 8.ºA

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Rastreio Visual e Auditivo na nossa Escola


No passado dia 29 de Abril de 2012, estiveram presentes na nossa escola alguns técnicos para efetuar um rastreio visual e outro auditivo, a toda a comunidade escolar.

Decidimos ir fazer uma entrevista:
Rastreio Visual
P: Vêm de que empresa?
R: HM Centro Ótico.
P: Quantas pessoas costumam colaborar?
R: Normalmente é 3 a 4 pessoas mas depende do número de pessoas a quem nos vamos dirigir para fazer o rastreio.
P: Que tipos de rastreio estão a fazer?
R: Análise monocular e binocular. São analisados os eixos visuais e o estrato refrativo.
P: Os funcionários e os alunos têm colaborado?
R: Sim.
P: O resultado nos outros concelhos tem sido positivo ou negativo?
R: Tem sido positivo.
P: Que conselhos gostavam de dar aos adultos e às crianças?
R: 40 minutos no máximo ao computador. A distância mínima de trabalhar é entre o cotovelo e a palma da mão ao alto. Estarem atentos aos sintomas, queixas de dores de cabeça, etc.

Rastreio Auditivo
P: Que tipos de rastreio estão a fazer?
R: Análise do canal do ouvido externo, através de autoscopia e analisamos o cuidado auditivo através do passa falha que analisa 4 frequências.
P: Que conselhos gostavam de dar aos adultos e às crianças?
R: Evitar o uso de cotonetes e limpar o ouvido com a toalha depois do banho. As lavagens só são feitas ao nível de saúde. Evitar o MP3, a mais de meio som. Verificar se conseguem ouvir o que está à vossa volta. Não andar só com um fone no ouvido. Fazer anualmente o rastreio.


Com esta pequena entrevista ficámos a saber mais sobre os cuidados a ter com  a Audição e a Visão.

Trabalho realizado por:
-Carlota Santos, n.1, 8.ºA
-Rita Ferreira, n.10, 8.ºA
- Patrícia Correia, n.9, 9.ºA
- Verónica Pinto, n.13, 9.ºA