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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aldeia Global


O conceito de Aldeia Global  foi criado e desenvolvido pelo teórico Marshall McLuhan, na década de 60. A ideia central deste conceito é que a tecnologia está a aproximar o mundo de tal forma que o mundo se estaria a tornar numa aldeia, ou seja, os acontecimentos gerais afetam as singularidades dos indivíduos da mesma maneira que ocorre numa pequena aldeia. O termo “aldeia global” é muito utilizado como referência à globalização, a uma nova visão de mundo e  às comunidades ligadas entre si, através de avançadas tecnologias de comunicação e transporte.

Atualmente, muitos teóricos afirmam que a teoria de McLuhan ganhou corpo com a vinda da internet.

A aldeia tem vantagens como também desvantagens.

Algumas vantagens são: 
1. melhores comunicações em todo o mundo; 
2. 
uma grande fonte de informação para além da linha principal mídia;
3. a facilidade com que as informações podem ser acessadas
.

Algumas desvantagens são: 
1. abuso na forma de publicação de informações não confiáveis ​​ou falsas
;
2. pessoas que aceitam tudo o que leem sem saber a verdade ou questionar fontes.

De facto, no mundo em que vivemos cada vez há mais violação da privacidade, as modas que se criam tornam as pessoas muito semelhantes e tudo isto contribui para acentuar mais o conceito de aldeia global, neste caso, de uma forma negativa.
 
Micaela Santos, nº13 9ºA 

Formas do litoral Português


Portugal Continental tem um litoral muito extenso e uma grande diversidade de paisagens, em que se salienta a ação da acumulação de detritos marinhos e fluviais. Podemos encontrar diversas formas de relevo do litoral, como por exemplo baías, dunas, cabos, leixões e ainda as formas especificas de relevo que a seguir se enunciam.

Tômbolo de Peniche

“Um tômbolo é um acidente geográfico no qual uma ilha é unida ao continente por uma estreita trilha de terra resultante da acumulação de sedimentos. Um conjunto de ilhas ligadas por barras que sobem acima do nível do mar é chamado de aglomerado de tômbolos. Dois tômbolos formam um recinto cercado chamado de laguna, que pode eventualmente ser preenchido por sedimentos.”

 Laguna de Aveiro

O rio Vouga desagua numa laguna de águas pouco profundas. Em resultado da acumulação de sedimentos formam-se duas restingas arenosas que progrediram de norte e de sul. Foi necessário construir molhes para manter uma abertura entre as duas restingas, criando a barra de Aveiro.

Restinga – A deriva litoral transporta areia e seixos ao longo da costa, depositando-os numa barra que prolonga a linha de costa adjacente.
 Lido de Faro

O sistema lagunar da ria Formosa está isolado do mar por várias restingas e ilhas-barreira. Foram construídos molhes para garantir a navegação e a renovação das águas, criando-se as barras de Faro-Olhão e Tavira.

Andreia Mendes, 8º B, Nº 1
Célia Duarte, 8º B, Nº 3
Daniela Costa, 8º B, Nº 5 
 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia Nacional do Pijama




Ontem, dia 20 de Novembro de 2012, comemorou-se o Dia Nacional do Pijama.

É um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

Neste dia, as crianças até aos 6 anos, nas escolas e instituições participantes, de todo o país, vão vestidas de pijama para a escola e passam o dia, em actividades divertidas até regressarem a casa, permite que as crianças aprendam a partilhar e a viver a solidariedade.

Na nossa localidade (Alvôco das Várzeas) realizou-se esta actividade no CERCAV (Centro de Recreio e Convívio de Alvôco das Várzeas).

Construíram umas pequenas casas onde poderiam recolher donativos para instituições ou para outros meios solidários. Tiveram actividades divertidas, que eles adoraram.




Trabalho Realizado por :
 Carlota Santos nº1 9ºA
 Raquel Cruz nº11 8ºB 


Classificações do Corta-Mato Escolar.


Tal como prometemos na semana passada, apresentamos agora as classificações do corta-mato, da nossa escola.
Optámos apenas por apresentar os três primeiros classificados dos diferentes escalões, no entanto, todos os participantes estão de parabéns. Pelo desporto tudo, pois como diz a velha máxima, é fundamental ter corpo são em mente sã.
Gostaríamos muito de ilustrar esta nossa história com algumas fotos mas, infelizmente não estão disponíveis.


Infantis A Masculinos
2002/2003
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classificação
Marco António Marques
5ºA
10
1
Nelson Figueiredo
5ºA
15
2
Infantis A Femininos
2002/2003
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classificação
Mariana Figueiredo
5ºA
12
5
Diana Isabel Pestana
5ºA
5
3
Maria Inês Silva
5ºA
11
4
Infantis B Masculinos
2000/2001
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classificação
Diogo Manuel Dias
6ºA
8
8
Tiago Miguel Peres Domingos
7ºA
14
14
Marcos Alexandre Nunes
6ºA
12
11
Infantis B Femininos
2000/2001
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classificação
Catarina Isabel Alves Duarte
7ºB
3
20
Maria Leonor Vasconcelos
6ºB
7
18
Micaela Sofia Alves Pestana
7ºA
10
19
Iniciados Masculinos
1998/1999
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classificação
Rui Rodrigues
6ºB
11
24
Rodrigo Daniel Duarte da Silva
7ºB
16
29
Daniel Filipe Simões
8ºB
4
59
 
Iniciados Femininos
1998/1999
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classificação
Sandra Cristina Figueiredo Oliveira
8ºB
14
37
Bárbara Inês Gouveia Mendes
7ºA
2
54
Diana Filipa Gouveia Rodrigues
7ºB
6
34
Juvenis Masculinos
1996/1997
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classificação
João António dos Santos Oliveira
CEF
2
38
João Paulo Gonçalves Silva
8ºB
10
47
Jorge Fernando Figueiredo de Oliveira
9ºA
10
46
Juvenis Femininos
1996/1997
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classificação
Cláudia Alexandra Costa Pinto
8ºA
3
48
Joana Isabel Inácio Águas
8ºA
10
49
Juniores Masculinos
1994/1995
Nome
Ano/Turma
N.º
Dorsal
Classif
João Carlos Borges de Almeida
7ºA
6
50
Bruno José Mendes da Silva
CEF
1
51

Carlota Santos nº1, 9ºA 
Carla Marques nº5, 9ºA
Micaela Santos nº5, 9ºA