Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ciclo da Água

O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera. A água move-se perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos de transferência:
 - Evaporação dos oceanos e outros corpos de água no ar e transpiração das plantas terrestres e animais para o ar.
 - Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar, que cai na terra ou no mar.
 - Escoamento da terra geralmente atinge o mar.
A maior parte do vapor de água sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de água para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar. A chuva pode ter várias formas, a mais comum é a chuva, neve e granizo, com alguma contribuição em nevoeiros e orvalho.
Através da erosão, o escoamento molda o ambiente criando vales e deltas fluviais que fornecem um solo rico para o estabelecimento de centros de população. Uma inundação ocorre quando uma área de terra, geralmente de baixa altitude, é coberta com água; acontece quando um rio transborda das suas margens ou o mar invade a costa. A seca é um período de meses ou anos durante o qual uma região regista uma deficiência no seu abastecimento de água. Isto ocorre quando precipitação de uma região recebe níveis sistematicamente abaixo da média.
Trabalho elaborado por: Rute Marques 8ºB e Andreia Veloso 8ºA

http://pt.wikipedia.org/

2 comentários: