Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Formas do litoral Português


Portugal Continental tem um litoral muito extenso e uma grande diversidade de paisagens, em que se salienta a ação da acumulação de detritos marinhos e fluviais. Podemos encontrar diversas formas de relevo do litoral, como por exemplo baías, dunas, cabos, leixões e ainda as formas especificas de relevo que a seguir se enunciam.

Tômbolo de Peniche

“Um tômbolo é um acidente geográfico no qual uma ilha é unida ao continente por uma estreita trilha de terra resultante da acumulação de sedimentos. Um conjunto de ilhas ligadas por barras que sobem acima do nível do mar é chamado de aglomerado de tômbolos. Dois tômbolos formam um recinto cercado chamado de laguna, que pode eventualmente ser preenchido por sedimentos.”

 Laguna de Aveiro

O rio Vouga desagua numa laguna de águas pouco profundas. Em resultado da acumulação de sedimentos formam-se duas restingas arenosas que progrediram de norte e de sul. Foi necessário construir molhes para manter uma abertura entre as duas restingas, criando a barra de Aveiro.

Restinga – A deriva litoral transporta areia e seixos ao longo da costa, depositando-os numa barra que prolonga a linha de costa adjacente.
 Lido de Faro

O sistema lagunar da ria Formosa está isolado do mar por várias restingas e ilhas-barreira. Foram construídos molhes para garantir a navegação e a renovação das águas, criando-se as barras de Faro-Olhão e Tavira.

Andreia Mendes, 8º B, Nº 1
Célia Duarte, 8º B, Nº 3
Daniela Costa, 8º B, Nº 5 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário