Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sismo no Japão

            Hoje, dia 11 de Março de 2011, às 6 horas da manhã, hora de Lisboa, aconteceu um sismo na região de Tóquio, Japão.
            Cerca de nove horas depois do primeiro abalo, a polícia japonesa contabilizou, pelo menos, 288 mortos e 349 desaparecidos. O sismo, de magnitude 8,9, obrigou o Governo a declarar estado de emergência nuclear.
            As Nações Unidas "farão tudo o que for possível" para ajudar o Japão, depois do sismo devastador, informou esta tarde em conferência de imprensa o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que anunciou estarem já de prevenção 30 equipas internacionais para prestar assistência no Japão.
Ban Ki-moon adiantou que a ONU vai contactar "o departamento de coordenação humanitário" e que fará "tudo para mobilizar a assistência humanitária". Já antes, a organização tinha anunciado ter preparado para enviar ajuda às equipas de socorro japonesas no terreno. "Trinta e cinco equipas internacionais de busca e salvamento estão em estado de alerta, a acompanhar a situação, e estão prontas para ajudar o Japão se for necessário", declarou à AFP Elisabeth Byrs, a porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU.
A população japonesa conta também com a ajuda dos EUA, da União Europeia, França, Rússia e o Reino Unido coloca equipas à disposição.
Por último, não esquecer que um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante. Quando este fenómeno acontece no fundo oceânico pode ocorrer um tsunami.

Trabalho elaborado por:

Cátia Jesus Nº8 8ºB
Rute Marques Nº16 8ºB


Sem comentários:

Enviar um comentário