Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia Mundial da Diabetes


Hoje, dia 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes, esta doença é muito grave nos nossos tempos.
“Houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Em 1985, era estimado haver 30 milhões de pessoas com diabetes. Em 1995, esse número já ultrapassava os 150 milhões. De acordo com as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, a IDF estima que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. Já o diabetes tipo 1 não pode ser prevenido. Mesmo assim, a cada ano aumentam os casos registados” (in http://www.diamundialdodiabetes.org.br/sobre-o-diabetes/).

 

Fizemos algumas perguntas a algumas pessoas da nossa escola sobre a diabetes:
Sabe que dia mundial se comemora hoje?
Sim - 1
Não – 8
Sabe o que é a diabetes?
Sim – 6
Não – 1
Das pessoas que sabiam o que era a diabetes, referiram no geral que era muito açúcar no sangue.

A diabetes mellitus é uma síndrome caracterizado por hiperglicémia crónica, ou seja, o nível de açúcar no sangue (glicémia) está acima dos valores normais, devido a uma perturbação no funcionamento da hormona insulina.

Algumas curiosidades preocupantes:
◦A cada ano 7 milhões de pessoas desenvolvem diabetes;
◦A cada 10 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes;
◦A diabetes é a quarta maior causa mundial de morte por doença;

CUIDADOS A TER
O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados”.

Andreia Mendes - 8.º B
Célia Duarte - 8.º B
Daniela Costa - 8.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário