Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos


O Tráfico de Seres Humanos tem assumido proporções preocupantes à escala mundial. Constitui uma grave violação dos direitos humanos, privando as pessoas dos seus direitos de cidadania mais elementares, com um impacto dramático nas suas dimensões física, psicológica e emocional, configurando mesmo uma forma moderna de escravatura.
Celebra-se, amanhã, dia 18 de Outubro, o dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos, lançado pela Comissão Europeia em Outubro de 2007. Esta iniciativa pretende promover a sensibilização do público em geral e dos governos europeus em particular, para a grave violação dos direitos humanos que constitui o crime de tráfico de seres humanos. Tráficos de pessoas, tráfico de seres humanos ou, simplesmente TSH é um tipo de tráfico com o objetivo de transferir pessoas de um lugar a outro, dentro do país ou não.
A partir dos dados disponíveis é razoável estimar que todos os anos várias centenas de milhares de pessoas são vítimas de tráfico com destino à UE ou no seu interior, sendo a UE um dos destinos de tráfico mais importantes do mundo.
A nível internacional, o Protocolo das Nações Unidas de 2000 relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em especial Mulheres e Crianças, que complementa a Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional foi o primeiro instrumento internacional que lida com o tráfico de seres humanos.
 
Carla Marques Nº5, 9ºA
Micaela Santos Nº13, 9ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário