Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Modo de vida Rural VS Modo de vida Urbana


  O modo de vida rural é diferente do urbano. Essas diferenças fazem-se sentir nas aparências mais importantes de uma vida quotidiana, onde se pode realças os aspetos arquitetónicos ou outros, como, por exemplo, no tipo de atividade profissional exercida pela população e na forma de ocupação dos tempos livres.

Atividades profissionais
  • De um modo geral, nos meios rurais predomina a agricultura, a pecuária, a silvicultura e outras atividades ligadas à exploração de alguns recursos naturais. Por esta razão, a população ativa pertence, na sua maioria, ao sector primário

 
  • Nos meios urbanos, pelo contrário, as atividades predominantes são o comércio, os serviços, e a indústria pelo que a população ativa pertence, na sua quase totalidade, aos sectores secundário e terciário.

 

Ocupação dos tempos livres
  • Nos meios rurais, os tempos livres são poucos e variam com a época do ano e com o ritmo a que se desenrolam os trabalhos agrícolas. Os jogos tradicionais, as danças e os cantares populares, bem como as festividades religiosas, são algumas das principais manifestações culturais nestas áreas.

 
  • Nos meios urbanos a situação é bem diferente. Os horários de trabalho e os vários ritmos de vida, bem como a existência de uma série de equipamentos nas áreas da cultura, do desporto e de entretenimento, permitem à população uma escolha mais alargada na ocupação dos tempos livres e de lazer.

 

 Alvôco das Várzeas
 Vila de Avô
 Oliveira do Hospital
 Oliveira do Hospital
 
 

 
Andreia Mendes, 8ºB, Nº5
Célia Duarte, 8ºB, Nº3
Daniela Costa, 8ºB, Nº5
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário